quinta-feira, 19 de julho de 2007

Windows XP que roda direto do CD Live CD

Que tal um Windows XP Live CD com direito a anti-vírus e programas para gravação de CD/DVD inclusos???

É isso mesmo, um CD bootável que contém uma versão do Windows XP com diversos programas úteis, tais como: anti-vírus, nero, ferramentas para imagens (iso e afins), editores simples de texto, entre outros - um verdadeiro canivete suíço digital para os técnicos de informática e curiosos de plantão. Uma salvação em alguns casos de manutenção técnica, principalmente em acidentes com vírus e problemas com os arquivos de inicialização do sistema.

Encontrei esta pérola durante os meus passeios noturnos pela Web. Resolvi baixar os arquivos (a imagem .iso para gravação do CD foi dividida em 3 arquivos .rar) e gravear um CD de teste. E descobri que realmente a coisa funciona, com direito a acesso a Internet e atualização dos anti-vírus inclusos no pacote.

O Live CD acessa as partições e HDs da máquina sem o menor problema (testei com HDs em NTFS), o que nos permite usar um gravador de CD/DVD para fazer algum backup emergencial ou coisa do gênero - provavelmente as USBs devem funcionar também, o que nos permite usar um pendrive ou um HD externo para backups maiores.

Se você quiser baixar irá precisar de uma conexão banda larga (cada um dos três arquivos tem cerca de 95MB em formato .rar), do [1] WinRar para descompactar os arquivos e da senha para descompactar os arquivos, que é kdgilberto2000.

Depois de descompactado basta gravar um CD com a imagem e pronto.

- Downloads:

Parte 1:
Download
Parte 2:
Download
Parte 3:
Download

Nenhum comentário: